domingo, 15 de novembro de 2009

Fruto da semana - o kiwi




Na tentativa de fazer jus ao início desta rubrica, propomos que esta semana se fale sobre o kiwi. Que fruto tão exótico é este, cujo nome científico é o justo Actinidia Deliciosa? Sabiam que o nome completo do kiwi é kiwifruit, que levianamente diminuimos para o simples kiwi? E que o kiwi é não só natural do sul da China, como é considerado o fruto nacional desse país? Lá dão-lhe nomes muito engraçados: pêssego do macaco (devem gostar de kiwis, sabem o que é bom :p, e pêssego do sol!) Este fruto só foi divulgado pelo resto do mundo no início do século XX, viajando primeiramente desde a China até à Nova Zelândia para não mais deixar de ser consumido e muito apreciado!


A forma mais comum do kiwi é oval, tem uma pele fibrosa com uns pêlos castanhos, e uns caroçinhos pretos muito pequeninos no centro. O seu interior é de cor verde, a textura é suave e o sabor inconfundível. Cultivam-se maioritariamente em Itália, na China e na Nova Zelândia.
É um fruto muito nutritivo: contém tanto potássio quanto a banana e muita vitamina C, bem como vitamina A e E. As suas sementes negras costumam ser utilizadas para produzir óleo de kiwi, que é muito rico em ácido alfa-linolénico. Está comprovado que os kiwis são benéficos no controlo de asma em crianças, e que uma dieta rica em fibras, onde se inclui este fruto, diminui a probabilidade de cancro no cólon.


É importante que as pessoas alérgicas à enzima actinidina tenham em conta que o kiwi contém este elemento. Os sintomas comuns desta alergia passam por inchaço nos lábios e na boca, sendo que podem evoluir para situações mais graves.




Receita
Sorvete de kiwi

Ingredientes
1 (sopa) de sumo de limão;
1 (chá) de água;
2/3 (chá) de açúcar;
4 kiwis maduros, descascados e cortados em quatro;
Folhas de hortelã para decoração.

Modo de preparação
Num jarro de 1 litro colocar a água e o açúcar. Levar a lume máximo por 3-4 minutos, até dissolver o açúcar e começar a ferver (ir mexendo com colher de pau). Cozinhar em lume máximo por mais 5 minutos (ir mexendo ocasionalmente). Cobrir com uma tampa e colocar no congelador por 45 minutos, ou até a calda ficar gelada. Passar o kiwi na 123 com o sumo de limão. Juntar o puré de kiwi à calda gelada. Passar para uma forma quadrada (22,5 cm) e cobrir com papel-manteiga humedecido, e pressionar levemente sobre a superfície. Levar ao congelador por 3 horas (remexer de vez em quando). Passar o sorvete para uma tigela pré-gelada. Com a batedeira em velocidade média, bater até ficar cremoso, mas ainda congelado. Alisar a superfície e levar ao congelador até ficar firme.
Para servir: deixar repousar à temperatura ambiente durante 5-10 minutos (de modo a amolecer um pouco). Decorar com folhas de hortelã e servir.
Esta é uma receita deliciosa, mas aos mais vorazes aconselhamos a comer o kiwi à colherada :)

Curiosidades:
- A casta militar da Nova Zelândia chama-se Kiwi, e é desta forma que são conhecidos mundialmente (para mais informação aceder a Kiwi - A kiwi country:1930s–2000s - Te Ara Encyclopedia of New Zealand);

- Kiwis são também umas aves muito simpáticas:

imagina-las enroscadinhas é de facto pensar num kiwi :)

YouTube - Kiwi!




Na próxima semana chegará até vós um outro fruto. Qual será... ?


1 comentário: