sexta-feira, 2 de novembro de 2012

As hortas para a sustentabilidade de zonas urbanas

No seguimento daquilo que acreditamos para a sustentabilidade das zonas urbanas, surge um video que desafia as pessoas para a criação da sua horta, de forma a garantir a sua soberania alimentar.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ezuz_-eZTMI

"Aparentemente iremos precisar de cultivar mais alimentos nos próximos 50 anos do que cultivámos desde os ultimos 10.000 anos. Este video de 20 min surge no âmbito do TEDx e é apresentado por Roger Doiron (director fundador da associação Kitchen Gardeners International).

Este video ajuda-nos a perceber:
- Como é que o cultivo local da nossa comida pode restabelecer a soberania alimentar, combater a inflacção no preço dos alimentos, a obesidade e a fome crescente em todo o mundo.
- Como teremos que trabalhar para cultivar mais alimentos com menos água, dinheiro, energia e diversidade genética.
- A importância e influência de uma rede internacional de hortas como uma estratégia para a sustentabilidade

Para quem duvida da importância das hortas urbanas este video, para além de divertido e fácil de entender, pode ser inspirador." (texto traduzido e modificado de..)

2 comentários:

  1. Na cidade de Bragança Paulista, em Sao Paulo, já temos uma linda "HORTA COMUNITARIA JARDIM EUROPA", em plena produção. Ha um ano começamos,com a ajuda dos vizinhos e de todos que por aqui passam, a cultivar uma horta comunitaria urbana. Tem sido um sucesso! Recebemos muitas visitas e muitos repórteres que divulgam a HORTA. Todos cooperam e todos podem colher. A nossa HORTA COMUNITARIA nao e cercada, fica numa esquina do nosso bairro e todos respeitam e colaboram. Fazemos nosso proprio COMPOSTO ORGANICO DOMESTICO, e não usamos nenhum agrotoxico. Veja no Facebook HORTA COMUNITARIA JARDIM EUROPA. Faça vc tambem a sua, juntamente com seus vizinhos. Vilma

    ResponderEliminar